20111021

RIM lança sistema operacional que irá 'unificar' seus dispositivos


Plataforma é fruto da união entre o QNX, usado no PlayBook, e o BlackBerry 7. Ela será usada nos smartphones e tablets da companhia.

Ginny Mies

A BlackBerry Dec Com – evento organizado pela Research In Motion (RIM) – começou nesta terça-feira (18/09) com a conferência de Mike Lazaridis, fundador e co-CEO da companhia. Ele revelou um novo sistema operacional, o BBX OS, que será usado tanto pelos tablets da marca quanto pelos smartphones.
O BBX OS nasceu da fusão entre o QNX, plataforma do PlayBook, e o BlackBerry OS, que equipa os celulares da empresa. O sistema é open source e garantirá grande flexibilidade a desenvolvedores, já que a RIM planeja adotar diversas bibliotecas em código aberto, a fim de que os aplicativos sejam facilmente adaptados para o BBX, diz a empresa.
Detalhes a respeito da interface ou de recursos não foram expostos, mas Lazaridis garantiu que o SO reúne o melhor dos dois mundos – tablets e smartphones. Um programa para fotos foi demonstrado, no qual as imagens eram organizadas em pilhas. Ficou bonito: elas circularam com fluidez pela tela e um pequeno efeito 3D pode ser visto. A RIM destacou o advento de games em três dimensões e aplicativos em HTML5 para a plataforma.
Por enquanto, não há prazo para que os primeiros dispositivos com BBX cheguem ao mercado. Muitas dúvidas ficaram no ar, como, por exemplo, se os usuários do PlayBook ou com celulares rodandoBlackBerry 7 OS receberão uma atualização para o software.
Péssimo 2011
O ano não tem sido bom para a RIM. A participação de seus smartphones diminuiu nos Estados Unidos – de 26% para 19% - elevando ainda mais sua distância em relação a iPhone (28%) e Android (40%).
Além disso, quedas em seu serviço de Internet e mensagens instantâneas – considerado um dos mais confiáveis – foram recorrentes. Semana passada, milhões de usuários ficaram desconectados por conta de uma pane sofrida pelo sistema, de modo que, na última segunda-feira (17/10), a empresa anunciou que eles teriam direito a 100 dólares em aplicativos como forma de compensação.
Por fim, enquanto o iPad e tablets com Android já tiveram milhões de unidades comercializadas, o PlayBook só teve 700 mil distribuídas nos últimos dois trimestres. Ele nem chegou perto de desafiar a supremacia do aparelho do iPad.
Fonte: PC World US

Nenhum comentário:

Postar um comentário